Publicações de telha e telhado na imprensa

Devido a sua exclusividade em materiais e enorme acervo, o Museu das Telhas obteve destaque em diversas publicações.

Em busca da telha perdida?

Peças que não são mais fabricadas ainda podem ser encontradas no Museu das Telhas permitindo a conservação de antigos telhados, que podem durar séculos.

Telhados - Em busca da caída perfeita

January 01, 2020

Ações pontuais evitam gastos e prolongam a vida útil do teto. O Museu das Telhas, em São Paulo, ensina a lição

Por Guilherme Mota / fotos Pedro Abude / Produção Janete Moraes

O dimensionamento correto é uma etapa fundamental. A construção ainda vai começar? Então planeje-se e não aceite projetos feitos "de cabeça". A melhor saída é encomendá-lo a um engenheiro ou profissional especializado, que irá calcular a quantidade de "águas" (superfícies) e o modelo de telha ideal, para somente então dimensionar a estrutura e madeiramento da casa. Tudo deve ser pensado junto, para evitar sustos e aborrecimentos, já que cada peça determina o custo por m², a área de cobertura e o peso final da estrutura. Para uma cobertura já existente que começa a apresentar problemas, uma reforma bem conduzida pode minimizar gastos, afinal, um telhado novo custa, em média, entre R$ 120 e R$ 150 por m².

No ângulo certo
A inclinação, um dos maiores segredos para um bom telhado, não deve ser feita aleatoriamente; ela parte de um cálculo realizado de acordo com a indicação do fabricante da telha adquirida (todas as empresas fornecem tabelas para isso). Essa medida é dada em porcentagem por cada metro de largura de laje ou forro. Uma indicação geral é que, quanto mais larga for a laje, mais inclinado deve ser o telhado. E uma recomendação dos fabricantes é que o ângulo nunca seja abaixo de 25% da área, sendo comum chegar aos 35 ou 40%.

Um museu só para telhas
Se você possui um telhado, eles possuem as peças para reposição. O Museu das Telhas, em São Paulo, coleciona há 51 anos itens especiais, raridades e modelos únicos de todo o país. As 400 mil peças, em mais de 300 modelos, foram reunidas ao longo das décadas pelo português Carlos Pereira Neto, 78, que administra o espaço. Confira algumas. 1. Acabamentos de beiral "peito de pomba", usados para trazer charme. 2. Telha Colonial, modelo que antigamente era moldado nas coxas de escravos.
3. Peça com respiro, para ventilar o forro e ainda evitar a entrada de pombos. 4. A telha de modelo "japonesa", feita em concreto, possui formato quadrado. 5. Telha "shingle", cobertura flexível, colada e pregada à estrutura. "Se as telhas forem boas e apenas algumas estiverem trincadas ou quebradas, basta substituir", explica Carlos Pereira, do Museu das Telhas. O instituto paulistano atesta: peças de bons fabricantes têm grande durabilidade

Cumeeira, beiral, calhas...
A parte mais alta do telhado e a única que deve levar massa, se não forem telhas parafusadas ou amarradas. No beiral, a primeira fiada (linha de telhas na parte mais baixa) deve ser amarrada às ripas, para que o telhado não se desfaça. Os furos dos fios devem ser selados com massa para calafetar telhas. Além das calhas laterais, a regra básica para escoamento é ter, no mínimo, um bocal de 4 polegadas para cada 25 m² de telhado. Verifique também a necessidade de trocar peças como rufos e águas-furtadas, feitas sob encomenda, e que deterioram com o tempo.

Novinho em Folha
No caso de uma reforma, fique atento à condição geral do madeiramento, pois ele também envelhece, causando o "embarrigamento" das ripas do telhado. Atualmente, é recomendável utilizar ripões, mais largos e duráveis que as peças comuns, para aumentar a vida útil da cobertura.

De olho nos modelos
Apesar de parecidas, as telhas raramente são iguais. Existem centenas de tipos, porém as mais tradicionais são a francesa, a paulista, a colonial, a plan e telhas duplas, como a portuguesa, a romana e a americana. Mesmo com os padrões, cada fábrica possui dimensões e detalhes próprios. Leve sempre algumas peças quando for comprar itens de reposição.

SubCoberturas: Resultado Eficaz
as subcoberturas laminadas são um bom recurso: impedem goteiras, proporcionam conforto térmico e acústico e podem evitar que todo o telhado precise ser trocado, em caso de reformas. Mas fique atento: elas devem ser instaladas sempre abaixo das telhas, com uma camada adicional de ripas para fixação. o custo do material fica em torno de R$ 200 o rolo com 50 m². siga sempre as instruções do fabricante, como instalação a partir do beiral para a cumeeira (ponto mais alto do telhado) e sobreposições de pelo menos 10 cm entre as mantas. Mesmo com proteção, a corrosão do tempo e sujeira acumulada são fontes comuns de vazamentos, por isso a inspeção do telhado deve ser feita a cada ano.

Agradecimento: Carlos Alberto Pereira, da Cober Assess Telhados

Museu das Telhas pode “salvar” telhados com goteiras

January 03, 2023

Com um acervo de mais de 400mil peças, museu é único no Brasil.

Publicação: O Estado de São Paulo

Um bom telhado é tudo na casa

January 01, 2020

Veja como escolher os tipos de telha e de estrutura mais indicados e como facilitar a manutenção da cobertura.

Publicação: JT- Jornal da Tarde

Matéria Veja - Dia dos Pais

Dia dos Pais, Museu das Telhas

Artigo Revista NovaCer